CARACTERIZAÇÃO FÍSICA
- CLIMA
Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.
Precipitação Pluviométrica Anual: normal:
observada:
desvio:
Período Chuvoso: fevereiro a maio
Temperaturas Médias Anuais: máxima:
média:
mínima:
Umidade Relativa Média Anual: 70%
Horas de Insolação: 2.700
- FORMAÇÃO VEGETAL
Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactácea e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.
- SOLOS
Solos predominantes e características principais:
Cambissolo Eutrófico - fertilidade média a alta, textura argilosa, bem a moderadamente drenado, relevo plano.
Uso: pecuária extensiva, milho e feijão. A principal limitação é a falta d´água. Destaca-se no rebanho caprino, e nas culturas do milho, algodão e coentro, e na fruticultura irrigada, com as culturas do melão e melancia.
Aptidão Agrícola: restrita para lavoura, apta para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Uma pequena área com aptidão regular para pastagem natural.
Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico, podendo as práticas agrícolas estarem condicionadas tanto ao trabalho braçal e de tração animal com implementos agrícolas simples, como a motomecanização.
- RELEVO
De
Chapada do Apodi - terras planas ligeiramente elevadas, formadas por terrenos sedimentares, cortados pelos rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu.
- ASPECTOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS
O município esta compreendido no Grupo Apodi, situado em área de abrangência da Formação Jandaíra (Bacia Potiguar), de Idade Cretácea (80 milhões de anos), predominando calcarenitos e calcilutitos bioclásticos, cinza claros a amarelados, com níveis evaporíticos na base, depositados em extensa planície de maré e numa plataforma rasa, carbonática. Em suas extremidade nordeste e leste encontra-se localmente recoberto por elementos do Grupo Barreiras, composto de arenitos finos a médios, ou conglomeráticos, com intercalações de siltitos e argilitos, dominantemente associados a sistemas fluviais. Geomorfologicamente predomina uma superfície pediplanada, forma erosiva plana elaborada por processos de pediplanação, ocorrendo em diversos tipos de litologias.
Recursos Minerais Associados:
Formação Jandaíra - calcários cálcicos e magnesianos (utilizados na indústria do cimento, cal, corretivo agrícola e alimentar para animais): rocha ornamental (piso e revestimento); britas e pedras dimensiona (para construção civil), gipsita e argilas (indústria do cimento e gesso agrícola).
Grupo Barreiras - cascalho (material utilizados para construção civil): seixos e calhaus de calcedônia (utilizada em artesanato mineral e em moinhos de bolas).
Encontramos no município jazinamento estratiforme de calcário sedimentar nas localidades: Fazenda Juremal, Mirandas e Boa Sorte
- RECURSOS HÍDRICOS
Hidrogeologia:
Aqüífero Jandaíra - é composto dominantemente por calcários, apresentando água geralmente salobra e uma composição química favorável a pequena irrigação. É também um aqüífero livre ou confinado com vazões que variam até 30 m³/h, com média de 3 m³/h e poços com profundidade média em torno de 8m. Abaixo de Jandaíra encontra-se o Aqüífero Açu.
Aqüífero Barreiras - composto por arenitos finos e grosseiros, conglomerados, arenitos argilosos, caulínicos e ferruginosos níveis de cascalhos, lateritas e argilas variadas de coloração amarela e avermelhada.
Quanto a hidrologia este aqüífero apresenta-se confinado, semiconfinado e livre em algumas áreas. Os poços construídos mostram capacidade máxima de vazão, variando entre
Hidrologia:
O município encontra-se com 43,78% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica Apodi - Mossoró e 56,22% na Faixa Norte de Escoamento Difuso.
Riachos: Cabelo Negro, Grande e Córrego de Pedras.
Açude com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³: inexistente
- SÍTIO NATURAL
Lajedo da Escada - composto por fendas e abismo, possui abundante material paleontológico.
Furna Feia - localizada na Fazenda Maísa, apresenta beleza cênica, interesse geológico, arqueológico e paleontológico.
Olho d'Água da Escada - composto por cavernas com presença de fósseis e mamíferos.
- ÁREA DE CONSERVAÇÃO
Pico Estreito, área de
Poço de Baraúnas, área de
Nenhum comentário:
Postar um comentário