sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA-RN

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA

- CLIMA

Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual: normal: 799,8 mm

observada: 259,8 mm

desvio: -540,0 mm

Período Chuvoso: fevereiro a maio

Temperaturas Médias Anuais: máxima: 36,0 °C

média: 27,4 °C

mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 70%

Horas de Insolação: 2.700

- FORMAÇÃO VEGETAL

Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactácea e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.

- SOLOS

Solos predominantes e características principais:

Cambissolo Eutrófico - fertilidade média a alta, textura argilosa, bem a moderadamente drenado, relevo plano.

Uso: pecuária extensiva, milho e feijão. A principal limitação é a falta d´água. Destaca-se no rebanho caprino, e nas culturas do milho, algodão e coentro, e na fruticultura irrigada, com as culturas do melão e melancia.

Aptidão Agrícola: restrita para lavoura, apta para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Uma pequena área com aptidão regular para pastagem natural.

Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico, podendo as práticas agrícolas estarem condicionadas tanto ao trabalho braçal e de tração animal com implementos agrícolas simples, como a motomecanização.

- RELEVO

De 100 a 200 metros de altitude.

Chapada do Apodi - terras planas ligeiramente elevadas, formadas por terrenos sedimentares, cortados pelos rios Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu.

- ASPECTOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS

O município esta compreendido no Grupo Apodi, situado em área de abrangência da Formação Jandaíra (Bacia Potiguar), de Idade Cretácea (80 milhões de anos), predominando calcarenitos e calcilutitos bioclásticos, cinza claros a amarelados, com níveis evaporíticos na base, depositados em extensa planície de maré e numa plataforma rasa, carbonática. Em suas extremidade nordeste e leste encontra-se localmente recoberto por elementos do Grupo Barreiras, composto de arenitos finos a médios, ou conglomeráticos, com intercalações de siltitos e argilitos, dominantemente associados a sistemas fluviais. Geomorfologicamente predomina uma superfície pediplanada, forma erosiva plana elaborada por processos de pediplanação, ocorrendo em diversos tipos de litologias.

Recursos Minerais Associados:

Formação Jandaíra - calcários cálcicos e magnesianos (utilizados na indústria do cimento, cal, corretivo agrícola e alimentar para animais): rocha ornamental (piso e revestimento); britas e pedras dimensiona (para construção civil), gipsita e argilas (indústria do cimento e gesso agrícola).

Grupo Barreiras - cascalho (material utilizados para construção civil): seixos e calhaus de calcedônia (utilizada em artesanato mineral e em moinhos de bolas).

Encontramos no município jazinamento estratiforme de calcário sedimentar nas localidades: Fazenda Juremal, Mirandas e Boa Sorte

- RECURSOS HÍDRICOS

Hidrogeologia:

Aqüífero Jandaíra - é composto dominantemente por calcários, apresentando água geralmente salobra e uma composição química favorável a pequena irrigação. É também um aqüífero livre ou confinado com vazões que variam até 30 m³/h, com média de 3 m³/h e poços com profundidade média em torno de 8m. Abaixo de Jandaíra encontra-se o Aqüífero Açu.

Aqüífero Barreiras - composto por arenitos finos e grosseiros, conglomerados, arenitos argilosos, caulínicos e ferruginosos níveis de cascalhos, lateritas e argilas variadas de coloração amarela e avermelhada.

Quanto a hidrologia este aqüífero apresenta-se confinado, semiconfinado e livre em algumas áreas. Os poços construídos mostram capacidade máxima de vazão, variando entre 5 a 100 m³/h, com águas de excelente qualidade química, com baixos teores de sódio, podendo ser utilizada praticamente para todos os fins.

Hidrologia:

O município encontra-se com 43,78% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica Apodi - Mossoró e 56,22% na Faixa Norte de Escoamento Difuso.

Riachos: Cabelo Negro, Grande e Córrego de Pedras.

Açude com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³: inexistente

- SÍTIO NATURAL

Lajedo da Escada - composto por fendas e abismo, possui abundante material paleontológico.

Furna Feia - localizada na Fazenda Maísa, apresenta beleza cênica, interesse geológico, arqueológico e paleontológico.

Olho d'Água da Escada - composto por cavernas com presença de fósseis e mamíferos.

- ÁREA DE CONSERVAÇÃO

Pico Estreito, área de 1.336,8 ha com reserva legal de 267,3 ha.

Poço de Baraúnas, área de 484,3 ha com reserva legal de 96,8 ha.

Catingueira, área de 1.446 ha com reserva legal de 289,2 ha..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI! @ A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 12 BLOGS E 988 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR - MOSSORÓ-RN